Aniversário de 83 anos da Casa foi dedicado ao compositor que fez shows nos anos 30 e destinou os recursos para a construção da CEP

A viúva de Capiba, Zezita Barbosa, e o Coordenador de Eventos da CEP Jefferson Lopes
A aposentada Zezita Barbosa, esposa de Capiba, viajou 122 quilômetros da cidade de Surubim, onde mora, até o Recife, na sexta-feira, 22 de agosto, para um momento especial. Ela foi receber a homenagem que a Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) prestou ao seu marido Lourenço da Fonseca Barbosa (1904-1997), o Capiba, em cerimônia na sede da entidade.
Com o auditório e restaurante lotados, a cerimônia reuniu sócios da CEP, funcionários, ex-sócios, empresários, políticos e artistas na noite da sexta-feira. Foi apresentado um texto com o histórico da atuação de Capiba e sua Jazz Band, fazendo shows na década de 30 e destinando recursos para a construção da Casa. A musicista Karoline Maciel, do Conservatório Pernambucano de Música, tocou no acordeom a música ??Madeira que Cupim não Rói? um clássico do músico escrito em 1963.
A viúva, Zezita Barbosa, recebeu flores e uma comenda entregue pelo Coordenador de Eventos da CEP, Jefferson Lopes. ??Achei ótimo, maravilhoso. Muito obrigado pela lembrança ao meu marido? disse Zezita. Ela também inaugurou, no restaurante da Casa, a exposição ??Capiba e a Construção de um Sonho? com fotos do músico e sua Jazz Band em 1931, além de imagens da construção da Casa na época.

O estudante de Medicina da UPE Gian Valois
A gestão ??Um Novo Caminho para uma Nova CEP? também homenageou outras treze pessoas entre sócios e personalidades que contribuem com a Casa. A cada momento que a história do homenageado era apresentada, a plateia se emocionava e aplaudia. Foi assim com o sócio Gian Valois, de Mirandiba, que passou em seis vestibulares de Medicina, incluindo os da UFPE e UPE.
O empresário Luiz Amorim (Lulinha), dono do restaurante Recanto do Matuto e assíduo colaborador da Casa, não conteve as lágrimas ao receber a homenagem. Quando a história do sócio Anderson Marcelo, assassinado em 2009, foi contada um silêncio tomou conta do auditório. O estudante se formaria em Medicina este ano. Os aplausos só ecoaram quando a irmã dele, vestindo uma camisa com a foto do estudante, recebeu a homenagem in memoriam.
ANEXO FEMININO E EDUARDO CAMPOS ?? A CEP concedeu também o título de sócio benemérito ao deputado federal Jorge Côrte Real, autor de uma emenda que destinou R$ 300 mil para a implantação do anexo feminino da Casa. O deputado estadual Ricardo Costa, autor de outra emenda que destinou R$ 100 mil para o anexo, recebeu a homenagem pelo colega parlamentar e destacou o papel da CEP na formação profissional da juventude pernambucana. ??O que a gente vê, hoje, nesta Casa aqui, é o cuidado que hoje se dá com a administração dela, a gestão dela. E a gente vê que os sonhos não morrem jamais. A gente vê como o papel desta Casa tem sido cumprido para a formação da juventude pernambucana? disse Costa.
A última homenagem foi para o estudante de Direito e presidente da CEP Alan Andrade indicado para receber o título de Sócio Benemérito pelo exemplo como estudante aprovado na OAB antes mesmo de terminar o curso e como gestor que, entre outras ações, conseguiu implantar o anexo feminino, um marco histórico na história da Casa. ??A Casa do Estudante é isso. São histórias, cada um com suas particularidades, cada um com suas dificuldades. A Casa do Estudante proporciona, como se diz lá no sertão, que o filho do pobre seja doutor? destacou Alan. Ele também lembrou a trágica morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e pediu um minuto de silêncio em homenagem ao saudoso político.