Um grupo de 20 estudantes, 15 deles sócios da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP), participou, no sábado (28), do curso de Primeiros Socorros promovido pelas coordenadorias de Educação e de Saúde e Alimentação da Casa. As informações e os procedimentos que devem ser adotados para se salvar uma vida foram abordadas e ensinadas pelo oficial do Corpo de Bombeiros e ex-sócio da entidade Roberto Menezes.
Com duração de cinco horas, o curso teve aulas teórica e prática utilizando voluntários e bonecos para simular os procedimentos. Os participantes aprenderam, por exemplo, como identificar se uma vítima está com vida e método de reanimação cardiopulmonar, o RCP. Também foram ensinadas técnicas para livrar um adulto ou uma criança de ter seqüelas ou até mesmo morrer ao se engasgar com algum objeto.
O sócio Tiago Monteiro decidiu participar, mesmo sendo aluno do curso de Medicina. ??Eu acredito que foi um aprendizado pra vida toda porque ensinou táticas básicas que, independentemente de você ser ou não um profissional, você precisa e pode ajudar vítimas de acidente e também pra ajudar na grade curricular? ressaltou.
O instrutor Roberto Menezes também apresentou, por meio de audio e vídeo, exemplos reais de salvamento como de um bebê que se engasgou ao se alimentar e foi salvo por uma ligação feita pela mãe para o Corpo de Bombeiros. ??Geralmente as pessoas acabam se deparando com algumas situações e não sabem como proceder e esse atendimento inicial, esses primeiros socorros, eles são essenciais pra que a gente garanta uma sobrevida satisfatória para essas pessoas acometidas com algum tipo de acidente? explicou o especialista.
Ao final do curso, os participantes receberam o certificado que vale como comprovação de atividade extra curricular. O sócio Felipe Cícero falou da importância do curso para a formação dele e também para contribuir com o salvamento de alguma pessoa. ??Eu achei de extrema importância porque a gente tem uma maneira mais sólida de ajudar alguém que mais precisa e ajudar de forma correta pra não prejudicar a vítima? explicou.