Sócios alunos de engenharia implantam projeto para economia de água na CEP


A redução do consumo de água, durante o banho, na Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) já não depende apenas da boa vontade dos sócios residentes e agora ocorre, automaticamente, ao se ligar o chuveiro. Essa economia é o resultado da instalação de uma válvula de redução da vasão da água numa estratégia elaborada pelos sócios Wiskley Guimarães e Venerando Lima, estudantes de Engenharia Mecânica.

O mecanismo foi colocado na conexão entre o cano do chuveiro e o tubo que fica dentro da parede, reduzindo a quantidade de água e, ao mesmo tempo, aumentando a pressão. Pelos cálculos dos estudantes a vasão foi reduzida em 30% a cada 40 segundos com o chuveiro ligado.

??A válvula já existia no mercado, então tivemos a ideia de implantar na Casa, já que houve uma redução dos recursos recebidos do Governo pela CEP e também pelo valor alto que a conta de água tinha? explica Wiskley.

O custo total da instalação das válvulas nos chuveiros do primeiro e do segundo andares foi de R$ 28,00, dinheiro pago pelos próprios estudantes. ??Estamos esperando a conta de água do mês de outubro chegar para confirmar o resultado positivo dos nossos cálculos? informa Venerando. Ele também conta que a próxima etapa do projeto é instalar a válvula redutora de vasão nas torneiras.