Sócio da CEP vence competição regional de engenharia automotiva


O estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e sócio da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) Matheus Stanford é um dos vencedores da Competição Baja SAE BRASIL ?? Etapa Nordeste 2015, realizada em novembro na cidade de Camaçari, Bahia. Ele faz parte da equipe Mangue Baja ?? formada por alunos de engenharia da UFPE ?? que projeta e fabrica veículos  modelos off-road e participa das competições.

A equipe pernambucana também conquistou o segundo lugar na competição com os veículos que os estudantes projetaram e construíram. O trabalho do grupo é um projeto de extensão da UFPE formado por alunos de engenharia mecânica, eletrônica, elétrica e de materiais.

Matheus entrou na equipe em maio de 2015 e integra o núcleo que trabalha na fabricação dos carros. ??O projeto é uma ótima oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de inspirar o trabalho em equipe, a proatividade, o compromisso e a possibilidade de trabalhar com desafios constantes a serem superados para atingir o máximo de excelência e obter os resultados que a Equipe tem? explica Matheus.

Antes do ingresso de Matheus, equipe Mangue Baja alcançou, também em 2015, a 2ª e 3ª colocações no campeonato nacional, realizado em março, na cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. O feito garantiu a participação no mundial, que aconteceu em Maryland, Estados Unidos, onde os alunos conquistaram a 1ª colocação na prova Sales and Presentation, a 3ª colocação na prova de Design e a 4ª colocação na classificação geral.

Durante as competições os estudantes participam das chamadas provas estáticas e ainda da prova prática. ??? apresentado um relatório de todo o projeto do carro e é feita a apresentação dos subsistemas do carro. Essas são as chamadas provas estáticas. Nas provas práticas, o carro participa de provas de segurança, suspensão, aceleração e velocidade, força trativa e o enduro, que é uma corrida de resistência que dura quatro horas? relata Matheus.