O resultado do estudante Gian Valôes, 23, ter deixado a cidade de Mirandiba, no sertão do Estado, para estudar em Recife veio na forma de cinco aprovações no curso de Medicina. Foram quatro anos de dedicação aos estudos, alimentando o sonho de ser médico, e vencendo o desafio de viver na capital onde encontrou moradia e assistência na Casa do Estudante de Pernambuco.
Em Pernambuco, Gian foi aprovado em Medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Também garantiu vaga no mesmo curso na Bahia (Universidade Estadual de Feira de Santana ?? UEFS), em Santa Catarina (Universidade Federal da Fronteira do Sul ?? UFFS) e em Goiás (Unievangélica).
O estudante também está cotado para ser aprovado na Universidade de Pernambuco (UPE) onde ocupa o quarto lugar na lista dos candidatos que podem ser remanejados. Gian atribui o excelente desempenho a uma maratona que chegava a dez horas de estudo por dia. ??Meus amigos dizem que eu tenho muita disciplina. Então foi a disciplina mesmo que me ajudou? explica Gian.
A lição da importância dos estudos ele aprendeu dentro de casa com a mãe professora aposentada e com o pai também professor em atividade na rede municipal de Mirandiba. Gian estudou até o Ensino Médio na escola estadual Francisco Pires para depois trocar a terra natal pelo Recife. ?Minha mãe foi minha professora de redação quando ainda ensinava. Desde pequeno, eles sempre me estimularam a ler e a estudar? conta.
O estudante ainda não decidiu em qual universidade vai cursar Medicina, mas essa decisão, segundo ele, deve ficar entre a UFPE, a UNIVASF e a possível vaga na UPE .
Além dele, outros oito sócios da Casa do Estudante de Pernambuco passaram no curso de Medicina nos vestibulares da UFPE e da UPE os mais concorridos do Estado.