O sócio da Casa do Estudante de Pernambuco Jonas Lopes, da cidade de Joaquim Nabuco, mais uma vez foi destaque na imprensa por causa da sua trajetória em deixar o trabalho na agricultura para estudar e ingressar no curso de Medicina.
A história dele foi mostrada no jornal ??Diário de Pernambuco? em reportagem sobre exemplos de estudantes que venceram grandes obstáculos para conquistar o que queriam. A matéria intitulada ??Novos Alcides completam sua Jornada? reuniu três personagens, entre eles Jonas, para lembrar os quatro anos do assassinato do estudante Alcides Nascimento, jovem pobre do Recife que ingressou na Universidade Federal de Pernambuco, mas que foi morto na comunidade onde morava.
Para Jonas, a Casa do Estudante de Pernambuco sempre foi fundamental em sua trajetória. Ele passou a receber a assistência da CEP em 2009, tendo acesso à moradia, alimentação, sala de estudo climatizada, consultório odontológico, biblioteca com mais de 3 mil títulos, entre outros benefícios.
??Primeiramente Deus, depois a família e a Casa do Estudante (de Pernambuco) porque eu não tinha condições de comprar comida, de ter moradia e em tudo isso a Casa me ajuda? diz Jonas.
Além de todos os benefícios, o estudante faz parte também da equipe de sócios da Monitoria de Ensino, uma espécie de cursinho com aulas de reforço para os associados e estudantes de outras casas estudantis com aulas na CEP.l