Sócio da CEP é 1o. lugar em prêmio nacional de engenharia


O estudante de engenharia Mecânica Humberto Santos é o vencedor do prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável com uma pesquisa de iniciação científica que transforma a madeira descartada da construção civil em biocombustível.

Humberto estuda na Escola Politécnica da UPE, tem 21 anos e é sócio da Casa do Estudante de Pernambuco. Ele deixou a terra natal, Santa Cruz da Baixa Verde, sertão do estado, há quatro anos, para estudar no Recife. Como sócio da CEP, Humberto recebe alimentação e tem acesso a serviços como informática, salas de estudo e biblioteca.

Em um ano de pesquisa, o estudante constatou que a madeira descartada pode ser transformada nos chamados Pellets que são blocos feitos com um processamento de prensagem. Esse pellets podem ser utilizados em fornos de pizzarias e padarias.

O projeto prevê também a obtenção de gases combustíveis por meio de um processo que transforma a madeira em gás para utilização em caldeiras e geradores de energia elétrica.

A pesquisa teve como orientador o professor doutor Sérgio Peres da Universidade de Pernambuco. A Região Metropolitana do Recife produz cerca de 4 mil toneladas por dia de resíduos da construção civil. Desse total, entre 180 e 240 toneladas são biomassa, ou seja, madeira.

No Brasil, a produção de pellets é feita somente com resíduos da empresas de serragem fruto da exploração vegetal.

??Eu acredito que esse projeto é o primeiro do mundo. Fizemos uma pesquisa e constatamos que essa iniciativa é inédita mesmo? comemora o estudante. (clique na foto para ampliar)