Sócia da CEP aprovada em Medicina (Unicap) superou 84 candidatos por vaga


A frase do cientista Thomas Edison reflete bem a trajetória da estudante Débora Souza para passar em Medicina. O norte-americano disse em certo momento que ??o caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez?. E foi tentando que a sócia da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) garantiu vaga no primeiro vestibular de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

A estudante disputou uma das 50 vagas oferecidas, vencendo uma concorrência de 84 candidatos para cada uma dessas vagas, um número bem maior que a concorrência para Medicina nas universidades públicas. Filha de uma professora da rede municipal de Serra Talhada e de um pedreiro, Débora já tinha tentado outras duas vezes ingressar no curso.

A preparação para passar em Medicina exige muito de todos os candidatos. No caso de Débora, ela dedica doze horas por dia aos estudos, de domingo a domingo, sendo que, nos finais de semana, dorme um pouco mais. Folga mesmo, somente quando ela viaja para ficar com a família em Serra Talhada.

Para a estudante, a prova do vestibular de Medicina da Unicap teve um nível que exigiu muito dos candidatos. ??Achei o nível da prova alto com questões longas, principalmente a prova de história? comentou Débora. E como aconselhou Thomas Edison para ??tentar mais uma vez?, a estudante continua se preparando para ingressar em Medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ou na Universidade de Pernambuco (UPE).

Sócia da CEP há dois anos, Débora conta que a assistência que recebe da Casa é fundamental em sua trajetória. ??A casa me ajuda com alimentação, a biblioteca, o ambiente com todo mundo do interior e todo mundo voltado pra os estudos? ressaltou.