O processo de eleição para diretor presidente, vice-presidente e dos dois integrantes do Conselho de Administração da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) está marcado para o dia 24 de novembro de 2018.
Os estudantes sócios regulares da Casa estão convocados, através do Edital de Convocação, para participar da Assembleia Geral Extraordinária na qual será realizada a eleição geral da Instituição. A Assembleia se inicia às 7h30m prosseguindo até às 17h, no auditório Capiba, no prédio sede da Entidade.
Quem conduz os trabalhos eleitorais
De acordo com o artigo 54 do Regimento Interno da CEP, os trabalhos eleitorais são dirigidos por 4 (quatro) membros, escolhidos entre os sócios da Associação dos Ex-sócios e Amigos da Casa do Estudante de Pernambuco (ACEP) pelo Conselho de Administração da Casa.
Condições para votar
Os estudantes sócios só poderão votar depois de, no mínimo, 6 (seis) meses de sua efetivação como sócio da CEP ou de sua readmissão conforme determina o Art. 47, Parágrafo único do Regimento Interno da Entidade.
Também conforme o mesmo artigo, o voto é obrigatório, pessoal, secreto e direto.
Os sócios efetivos que não votarem nas Eleições da CEP serão multados em valor correspondente a uma mensalidade da sua categoria social. A exceção é para casos excepcionais justificados até 48 (quarenta e oito) horas após as eleições, precisando serem deferidos pela Direção e homologados pelo Conselho de Administração.
A apuração dos votos
O trabalho de apuração dos votos é realizado, imediatamente após o fim da votação, pelos integrantes da mesa eleitoral, sendo proclamados eleitos os candidatos que obtiverem o maior número de votos para os respectivos cargos.
A posse dos eleitos
A posse dos sócios eleitos será realizada na primeira semana de janeiro de 2019 em ato conduzido pelo Conselho de Administração da CEP na sede da Instituição.