Se passar em Direito em uma universidade já é bom, imagine passar em Direito em três universidades, uma delas numa universidade federal. A explicação de Taiwan Santos para sua aprovação em três vestibulares, um deles em primeiro lugar, é um pouco diferente daquelas que todo mundo conhece.
É que a força da família e dos amigos contou tanto quanto à dedicação aos estudos. “Eles têm uma grande porcentagem nessas aprovações, devido aos inúmeros incentivos e cuidados” explica o estudante que deixou a cidade de Ipubi, no sertão de Pernambuco, em busca do seu sonho em Recife.
A viagem em busca do sonho
Aos 20 anos, ele chegou muito além de realizar o sonho de menino de passar em Direito. Taiwan foi aprovado no curso que sempre quis na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade Católica de Pernambuco (6º lugar) e em primeiro lugar na Uninassau.
“Mesmo que o caminho seja árduo e complexo, principalmente para os alunos de escola pública, temos que abraçar às poucas oportunidades que nos são ofertadas e fazer valer a pena cada minuto de estudo” aconselha.
Ao chegar à capital pernambucana, Taiwan estava diante de muitos desafios para realizar o sonho. Para morar e se alimentar foi acolhido pela Casa do Estudante de Pernambuco, mas não tinha condições de frequentar os melhores cursinhos, fazer muitas disciplinas.
“Devido a minha situação econômica, tive a oportunidade de cursar apenas duas disciplinas, português e matemática, ao contrário de outros estudantes que, às vezes, têm acesso a todas as disciplinas da grade curricular” ressalta o estudante.
Uma receita na base da determinação
Aluno de escola pública, ele sabia que, mais que contar com a sua participação em cotas, tinha que se superar. E essa superação tinha que acontecer na sua maratona de estudo por conta própria. Ele fez um plano de estudo capaz de o levar à realização do seu objetivo de vida.
“Passava a maior parte do tempo estudando aquelas matérias que iriam me classificar para a faculdade. Estudava em torno de sete a oito horas por dia” ensina a sua receita pessoal.
A fórmula de Taiwan está explicada. A força vinda da família e dos amigos. A super dedicação aos estudos por conta própria. Acrescente-se a isso o auxílio das cotas em escola pública e, claro, muita determinação pra conseguir um super desempenho no Enem. Agora ele já pode comemorar o que sempre quis para o seu futuro: “Ser o primeiro advogado da minha família”.