Saiba como elevar a nota na redação do Enem com as dicas do 6º colocado em medicina na UFPE


A lista de estratégias para turbinar a nota da redação do Enem inclue leitura – e muita – domínio da reforma ortográfica e o exercício de escrever muitas redações, corrigindo e reescrevendo. Também é fundamental entender bem o tema proposto, entre outras táticas.

Quem ensina todas essas estratégias é o estudante Gustavo Marques que foi aprovado em 6º lugar no curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e alcançou a nota 940 na redação do Enem.

??Fiz diversas redações, corrigi e reescrevi todas elas, busquei tirar dúvidas com meus amigos, além de tentar sempre a nota máxima. Errei bastante, foi cansativo, porém com muito foco consegui uma ótima nota e também a tão sonhada vaga na Universidade Federal? explica Gustavo.

Confira as técnicas de Gustavo para se dar bem na redação:

Como aperfeiçoar a construção do texto

Para escrever bem é necessário ler bastante, além de estar por dentro das atualidades. Um bom domínio da nova reforma ortográfica e o conhecimento teórico de diversas disciplinas como, por exemplo, filosofia, sociologia e história são imprescindíveis para uma boa construção textual.

Fique sempre bem atualizado sobre vários temas

? preciso ler de tudo. Ficar atualizado com o que está acontecendo no mundo e no Brasil é de extrema importância. Além disso, é fundamental estar atento aos temas sociais, uma vez que tanto o Enem quanto faculdades particulares buscam utilizar temas como esses nas suas redações.

Faça várias redações e simule o momento da prova 

A melhor maneira de exercitar é escrevendo. Tente fazer o máximo de redações possíveis e cronometre o tempo, com o intuito de simular a prova. Busque refazer as redações já escritas, corrigindo os erros encontrados na anterior, a fim de conseguir nota máxima. Essa repetição da produção de sua redação é fundamental para um bom domínio do tema, além de propiciar uma melhor dissertação.

Desenvolva bem o tema e faça citações valiosas no texto

? fundamental compreender bem o tema proposto pela banca, a fim de abordar o máximo possível sobre o ele. Tópicos relacionados com a história, a filosofia e a sociologia são muito queridos pela banca examinadora, além de dados estatísticos e analogias com outros temas. Citar Marx, Rosseau, Kant, a Constituição Federal de 1988, a ONU, com certeza irá fazer a diferença no seu texto e ajudar a conseguir o tão sonhado 1000 na redação.

Pare, pense e planeje antes de escrever                      

Eu recomendo que antes de começar a escrever seu texto, leia uma, duas, três vezes o tema proposto pela banca, a fim de compreendê-lo bem e evitar possíveis fugas.

Além disso, pegue os 10 minutos iniciais para escrever os principais pontos que devem estar presentes em sua redação, fazendo basicamente um planejamento textual e colocando no papel tudo o que você conhece sobre o tema e o que você considera relevante sobre ele, como conceitos, citações, frases, alusões históricas, dados, entre outros. Isso, com certeza, irá fazer você ter uma noção mais abrangente e segura da sua produção textual.