O Recife abriga em seu território o Consulado Geral da República Popular da China para o Nordeste e o aprendizado da língua chinesa, além da promoção de intercâmbios são oferecidos pelo Instituto Confúcio, conveniado com a Universidade de Pernambuco em parceria com a Universidade Central das Finanças e Economia da China.

Sede do Instituto Confúcio em Recife (Foto: reprodução Revista Nordeste)
As atividades oferecidas pelo Instituto Confúcio são focadas no ensino da língua chinesa, na formação de professores de língua chinesa, além de oferecer livros e material de ensino e realizado o exame de proficiência em mandarim. Ao mesmo tempo, o Instituto oferece oportunidades de intercâmbio para brasileiros estudarem em universidades chinesas ao atenderem os requisitos de cada edital.
Os cursos do Instituto são oferecidos em cinco níveis, do elementar ao chinês comercial com vagas destinadas aos estudantes da UPE, de outras universidades do Recife e de outras cidades pernambucanas. O acesso também é aberto a funcionários do governo, empregados da iniciativa privada, profissionais liberais e alunos dos ensinos fundamental e médio.
As matrículas de 2021 estão previstas para ter início no dia 15 de fevereiro com as informações completas sendo divulgadas no perfil do Instagram @upenasredes e contato pelo e-mail institutoconfucio@upe.br. Por conta da pandemia, as aulas foram adaptadas para o modelo online.
Os professores são nativos e fazem parte da equipe da sede do Instituto Confúcio na China e da Universidade Central de Finanças e Economia. Todo material didático é fornecido pelo Instituto. O método de ensino é focado no aluno e utiliza atividades culturais para estimular o aprendizado da língua.
Em vez de mensalidade, os interessados pagam um pacote de aulas com quatro meses de duração e grade de horários de segunda a sexta e aos sábados.
Pernambuco e China têm parceria na área de educação
Em 2018, Pernambuco e a província de Sichuan firmaram parcerias no setor de negócios e nas áreas de educação básica e pesquisa. Os acordos foram feitos com a comitiva de 25 integrantes chineses que visitou o estado, entre eles o vice-governador da região, Qumu Shiha, num intercâmbio articulado pela cônsul geral da China no Recife, Yan Yuqing (foto).

Cônsul geral da China no Recife, Yan Yuqing (foto: reprodução Revista Nordeste)
O acordo para formação de recursos humanos qualificados inclui o intercâmbio de estudantes, especialistas, pesquisadores e professores, com a possibilidade de mobilidade acadêmica em nível de pós-graduação, além do desenvolvimento de pesquisas de cooperação.
Para fortalecer o intercâmbio cultural e a cooperação econômica entre o Brasil e a China, o Consulado da China em Recife criou um posto focado em serviços comerciais. A irmandade entre Pernambuco e a província de Sichuan resultou em ações de cooperação mútua. Em 2005, quando ocorreu a grande inundação em Pernambuco, o governo de Sichuan forneceu suprimentos gratuitos de solidariedade no valor de 142,9 mil dólares.

Foto: reprodução Revista Nordeste
No combate ao coronavírus, o consulado chinês apoiou ativamente o trabalho contra a pandemia nos estados do Nordeste sob a jurisdição consular. De acordo com a Cônsul Geral da China em Recife, Yan Yuqing, em entrevista para a revista Nordeste, empresas chinesas doaram suprimentos médicos para mais de 30 entes governamentais, dentre eles estados e municípios brasileiros.
“Auxiliamos regiões nas compras de equipamentos médicos na China, doamos máscaras e outros materiais antipandêmicos para estados mais afetados, tais como Ceará, Maranhão, Pernambuco” informou Yuqing.
A parceria de Pernambuco com a província de Sichuan se baseia principalmente no potencial desse estado chinês considerado a província da abundância. Com 485 mil km2 e 80 milhões de habitantes, a região possui base industrial potente, recursos humanos qualificados e promoção da educação. A taxa de crescimento do PIB costuma ser maior que a da China (6,7%) com destaque para os setores de tecnologia da informação e comunicação, bioengenharia, biomedicina e turismo.
Os intercâmbios entre Pernambuco e a China se estabeleceram pela irmandade com a província de Sichuan. Através do apoio do consulado geral da China em Recife, uma comitiva da província chinesa visitou Pernambuco em 2018 e firmou parcerias ainda maiores no setor agropecuário, educação básica, pesquisa e formação de recursos humanos qualificados.