
(foto: reprodução/assessoria de imprensa TCE)
Aos 65 anos, 25 deles dedicados ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), o conselheiro Carlos Porto é o novo presidente do Tribunal. Ex-sócio da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP), Porto veio da cidade de Canhotinho, no agreste do Estado, para estudar em Recife, sendo sócio da CEP nos anos de 1970.
O novo presidente foi eleito por aclamação para gerir o TCE durante o biênio 2016-2017. Esta é a quarta vez que Porto é escolhido para presidir o Tribunal onde ingressou por indicação do então governador Carlos Wilson Campos.
Bacharel em Direito, ele tem como um dos objetivos reforçar as chamadas auditorias de monitoramento junto às prefeituras com a fiscalização dos processos a partir da publicação do edital. ??Devemos dar prioridade, principalmente, nas obras com valores acentuados? informou Porto em entrevista ao Jornal do Commercio.
O novo presidente planeja também para abrir concurso público para auditor do TCE-PE. O orçamento do Tribunal é de 363 milhões em 2016 e, atualmente, 85% dos gastos do órgão é com folha de pagamento de pessoal.