“Melhor prometer menos e fazer mais do que prometer mais e fazer menos” diz presidente eleito da CEP


O presidente eleito Wisklley Guimarães (à direita) com o seu vice-presidente Aloisio Leite (à esquerda)

O presidente eleito da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) Wisklley Guimarães anunciou como ação imediata da sua gestão o trabalho de planejamento das estratégias de gerenciamento da Casa junto com sua equipe já no início de janeiro. Esse processo será baseado em estratégias de ações que sejam possíveis de serem executadas.

Wisklley lembrou que vai seguir o seu programa de gestão, tomando por base iniciativas concretas. “Melhor prometer menos e fazer mais do que prometer mais e fazer menos” afirmou sobre o  pacote de ações que pretende colocar em prática.

Entre as ações propostas por Wisklley estão a conclusão da obra do anexo feminino da CEP e a revitalização de espaços como a biblioteca e salas de estudo. Ele explicou como será o trabalho da gestão para buscar recursos destinados a esse tipo de ação.

A primeira coisa é se articular com os deputados que estão ligados à Casa para conseguir recursos para essas reformas. Vamos buscar parcerias também com outras secretarias do Estado além da Educação como a Secretaria do Meio Ambiente e a de Ciência e Tecnologia.”

O presidente eleito também se comprometeu a estabelecer maior comunicação com os sócios, dando maior transparência ao trabalho durante a gestão. “O sócio vai receber todas as informações que dizem respeito as ações da gestão relacionadas a ele e de cada departamento da CEP” explicou.

Os quatro membros da mesa eleitoral composta por ex-sócios da CEP com o secretário executivo da Casa Mateus Vieira (último à esquerda) no momento da apuração dos votos

Wisklley Guimarães foi eleito com 117 votos o que equivale a 73,6% dos 159 votos válidos (veja gráfico). Ele encabeçou a chapa Juntos Somos Mais Fortes ao lado do estudante de medicina Aloisio Leite eleito vice-presidente da CEP. Ambos vieram de cidades do sertão pernambucano localizadas na mesma região do São Francisco para estudar em Recife. Wisklley é da cidade de Orocó e Aloisio de Floresta.

Os conselheiros eleitos Augusto Batista (à esquerda) e Brenan Siqueira (à direita)

Foram eleitos também os dois estudantes sócios que vão representar os associados da CEP no Conselho de Administração da Casa. Serão membros do Conselho na gestão 2021-2022 o estudante de engenharia mecânica Brenan Siqueira e o estudante de medicina Augusto Batista. O primeiro se elegeu com um total de 91 votos e o segundo com 46 votos. Brenan é da cidade de Santa Cruz da Baixo Verde a apenas trinta quilômetros da cidade de Augusto que é Serra Talhada, ambas no sertão do Pajeú.

A chapa derrotada nas eleições 2020 da CEP foi encabeçada pelo atual vice-presidente da Casa, o estudante de farmácia Tasso Climentino. Ele concorreu ao lado do estudante de engenharia civil Jefferson Oliveira candidato a vice-presidente. Juntos eles obtiveram um total de 36 votos, o que equivale a 22,6% do total de votos válidos.

ELEIÇÕES ONLINE FORAM UM MARCO NA HISTÓRIA DA CEP

Pela primeira vez na história dos 89 anos da CEP a eleição para a nova diretoria da Casa foi realizada através da Internet. A decisão de manter o processo eleitoral previsto para novembro de 2020 foi do Conselho de Administração da Instituição.

Com o novo sistema de votação, a participação dos estudantes sócios foi uma das maiores já registradas nas eleições da Casa. Do total de 162 associados aptos a votar apenas três não votaram, o que equivale a uma abstenção de 1,8%. Nas eleições de 2018 esse percentual foi de 14,9%.

Fonte: TI CEP/Google Forms

O processo de votação online foi configurado pelo profissional responsável pela tecnologia da informação da Casa. O sistema tomou por base a plataforma Google Forms associada ao GMail através das quais os estudantes sócios receberam o formulário de votação, escolheram seus candidatos e enviaram o voto.

A mesa eleitoral composta por quatro membros, todos eles ex-sócios da CEP, coordenou e supervisonou o processo eleitoral no sábado 21 de novembro. Uma equipe de oito funcionários da Casa trabalhou durante todo pleito garantindo a infraestrutura necessária para a realização do processo e efetivando os procedimentos administrativos essenciais para as eleições.