Os sócios da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) elegeram os estudantes Mário Rocha (Direito ?? Unicap) e Hugo Menezes (Medicina ?? UFPE) para a direção da entidade com 79% dos votos válidos. Eles obtiveram um total de 139 votos de um total de 175 votantes.
A eleição aconteceu no domingo, 02 de novembro, quando foram eleitos também dois sócios da Casa para o Conselho de Administração da CEP. Três estudantes disputaram as vagas no Conselho, vencendo os sócios Jefferson Lopes (Direito -Unicap), com 104 votos (59% dos votos válidos), e Vicente de Paula (Direito ?? Unicap), com 56 (32% dos votos válidos).
Dos 202 sócios aptos a votar, apenas 13% não compareceram, totalizando 27 abstenções. A mesa eleitoral registrou ainda 36 votos em branco para presidente e 9 brancos e nulos para conselheiro.
A votação começou às 8h da manhã do domingo e se estendeu até às 17h, quando começou a apuração. O resultado foi divulgado por volta das 17h e 40m, dando início à comemoração dos vencedores.
O processo eleitoral 2014 da CEP começou com a inscrição de duas chapas, ??A Nova CEP Avança? e ??Determinação para Mudar?, mas somente uma delas, ??A Nova CEP Avança?, atendeu a todos os requisitos exigidos pelo Estatuto e Regimento Interno da Casa para disputar o pleito. Já os três candidatos a conselheiros foram todos habilitados para a eleição.
TRAJET?RIA – A vitória expressiva da chapa ??A Nova CEP Avança? é o reflexo de uma mobilização que começou ainda em 2012, com a chapa ??Um Novo Caminho para uma Nova CEP? que disputou uma das eleições mais acirradas da história da Casa. Ao vencer por apenas 9 votos de diferença, essa chapa encerrou um período de quatro anos com o mesmo grupo no comando da entidade.
Com uma gestão pautada em ações igualitárias, o grupo ??Um Novo Caminho para uma Nova CEP? entrou para história da Casa ao promover a inclusão feminina pela primeira vez na entidade. Entre as ações com esse foco está a colocação da primeira mulher como integrante da diretoria na Coordenadoria de Educação. O grupo também promoveu a participação delas como monitoras da Monitoria de Ensino e conseguiu o imóvel e os recursos para a implantação do anexo feminino, garantindo o benefício da moradia para as mulheres pela primeira vez.
O trabalho realizado se refletiu em cheio nos sócios, consolidando a credibilidade do grupo e abrindo caminho para lançar a chapa ??A Nova CEP Avança? que venceu as eleições 2014. O programa de gestão do grupo eleito também aposta em inovações como a implantação de um ambulatório médico na Casa. O presidente eleito, Mário Rocha, destacou a importância de se cumprir esse programa de gestão nos próximos dois anos. ??Vamos buscar a realização da carta proposta para que todos os sócios possam realizar o que é de mais raro pra eles: os sonhos? afirmou Mário.