Os nove lances de escadas para acesso aos três andares da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) foram equipados com corrimões para facilitar a acessibilidade dos sócios e visitantes ao local. ? a primeira vez, em 83 anos de existência da Casa, que ocorre a instalação desse tipo de equipamento.
Os corrimões instalados são de alumínio cromado, sendo três deles com 3 metros e os outros seis com 2 metros de comprimento. ??De acordo com a NBR 9050, que trata da acessibilidade, o corrimão traz a função não só de conforto, mas também de segurança? explica o Coordenador de Infra Estrutura da Casa, João Paulo Muniz. Ele ressalta também que o item pode evitar possíveis acidentes.
Estudante de Engenharia Civil da Poli/UPE e sócio morador do 3º andar da CEP, Otávio Wilson ressalta também que a instalação do corrimão obedece a uma norma técnica e que é indispensável. ??Já devia ter sido instalado há muitos anos, porque é item de segurança e existe inclusive uma norma sobre eles? explicou. Já o sócio Ricardo Alexandre descobriu o quanto o equipamento é importante. ??Eu achava que o corrimão era desnecessário, mas é muito importante para evitar quedas. Eu tenho o pé direito torcido e isso é mais um motivo para usar o corrimão? afirmou.
?nico acesso aos andares da Casa, as escadarias estão sempre com um fluxo intenso de sócios ou visitantes. O presidente da entidade, Mario Rocha, destacou a instalação do item de segurança como uma das primeiras medidas da sua gestão iniciada em janeiro de 2015. ??Com isso, queremos garantir não só a acessibilidade, mas também a segurança de todos que transitam internamente pela CEP/OS? ressaltou.