As professoras Tereza Albuquerque e Liana Cirne conduziram a aula palestra em torno do feminicídio e a violência contra a mulher no Brasil, na segunda edição do Check In Cultural, evento realizado no sábado, 18 de maio, na Casa do Estudante de Pernambuco.
Professora de língua portuguesa e redação, Tereza Albuquerque apresentou uma visão a partir dos direitos da mulher de ter autonomia sobre suas decisões e sobre o seu corpo. “A mulher tem o direito de fazer com o corpo dela o que quiser. Eu tenho direito de ir para cama com quem eu quero. Não sou obrigada a aceitar aquilo que você quer” afirmou a professora.
Liana Cirne, professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), abordou o tema pela dimensão opressora e machista da sociedade com relação a mulher. “Os homens são tão bárbaros hoje quanto eles eram há dois, três séculos atrás. Infelizmente os exemplos de feminicídio são muitos” ressaltou.
A professora argumentou que um conjunto de fatores sociais, incluindo a postura governamental, influencia, diretamente, no comportamento dos homens com relação às mulheres. No evento, destacou-se o papel de instrumentos jurídicos na proteção da vida das mulheres como a Lei do Feminicídio, de 2015, que define o termo como “o assassinato de uma mulher cometido por razões da condição de sexo feminino.”
Estudantes sócios da CEP e outros interessados no assunto participaram do evento produzido pela Coordenadoria de Cultura da Casa. “Com certeza todo mundo aqui vai sair com uma nova visão sobre o que é feminicídio entre outros pontos” disse o coordenador de cultura da CEP, Everton Gomes. O Check In Cultural volta no segundo semestre de 2019 com o debate de novos temas.