Ex-sócio da CEP e escritor Waldênio Porto é o homenageado da Flipo


Festa Literária Internacional de Ipojuca vai até domingo
com debate sobre a vida e obra de Waldênio

O médico, escritor e ex-sócio da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) Waldênio Porto é o homenageado da terceira edição da Festa Literária Internacional de Ipojuca (Flipo) que acontece até domingo (20) na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, litoral sul do estado.

No sábado (19), o engenheiro escritor Jaques Ribemboim vai expor a trajetória literária de Waldênio e a importância das obras do homenageado na palestra ??Waldênio Porto: Uma Obra Consolidada?. Na ocasião, o ex-sócio da CEP receberá o diploma de grande homenageado do evento.

Membro e ex-presidente da Academia Pernambucana de Letras, o médico e escritor tem nove livros publicados, sendo o terceiro deles ??As Vinhas da Esperança ?? Memórias de um Xepeiro?. A obra conta sua trajetória ao deixar Caruaru para se formar em Medicina, no Recife, em 1959, pela Universidade Federal de Pernambuco, e é o único livro sobre a história da Casa do Estudante de Pernambuco local onde Waldênio morou e foi ativista dos estudantes nos anos de 1940 e 1950.

??O atropelo (da estação do trem) corta a emoção e eu me despeço, às pressas, de meu pai e de minha mãe. (?) De longe vejo-os mais unidos e solidários. Morre naquele instante a criança e o homem ainda está por nascer? escreveu Waldênio sobre o momento em que deixou Caruaru ??para nunca mais voltar??

O escritor é considerado um romancista e um memorialista por utilizar a pesquisa dos fatos reais e transformar essas informações verídicas em base para o romance.  Sua chegada à Casa do Estudante de Pernambuco é narrada com riqueza de detalhes históricos em ??As Vinhas  da Esperança?.

??Após deixar a bagagem na pensão dirigi-me à Casa do Estudante, no Derby? escreveu para depois descrever as características do prédio da CEP. ??Penetro em um mundo novo. Ao dobrar a esquina do Instituto Osório de Almeida vejo o prédio de três andares da Casa do Estudante. Janelas múltiplas pintadas de um azul desmaiado, queimado de sol. Era cercado por uma amurada de cimento preto rústico, baixa o suficiente para servir de assento? detalha o escritor.

Em 2011, Waldênio Porto foi homenageado durante a cerimônia dos 80 anos da Casa do Estudante de Pernambuco e recebeu o título de sócio benemérito da entidade. Na ocasião, ele também doou todos os direitos do livro ??As Vinhas da Esperança? para a CEP.

Serviço
3ª. Festa Literária Internacional de Ipojuca
Até domingo (20)
Local: Centro de Convenções do restaurante Itaoca (Praça das Piscinas Naturais, Centro, Porto de Galinhas)
Acesso Gratuito