Eleição de novo presidente da CEP é mantida para novembro pelo Conselho da Casa


O processo eleitoral para escolha do novo presidente da CEP está mantido para novembro como regulamentado pelo regimento interno da Casa com realização da eleição a cada dois anos. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da Casa em reunião realizada no dia 30 de setembro de 2020 através de plataforma online.

Na sessão do órgão ficou decidido também que a votação será realizada pela internet através de um sistema próprio para o pleito com envio do voto através de e-mail devido à pandemia do novo coronavírus. O responsável pelo setor de tecnologia da informação da CEP apresentou aos sete conselheiros que participaram da reunião os procedimentos da votação online e garantiu que o sistema possui segurança adequada para a votação.

Vai ser um sistema bem seguro. É bem simples. Vai ser através do e-mail. Bem antes da eleição, a gente vai divulgar o mostrar para os sócios como é que funciona” explicou o presidente da CEP Paulo Vitor Pompeu que participou da reunião do Conselho.

De acordo com o presidente da Casa, será aberto o processo de inscrição eleitoral para estudantes sócios que queiram concorrer aos cargos de presidente, vice-presidente e de conselheiro. Uma comissão vai analisar e determinar se os candidatos inscritos estão aptos a concorrer aos cargos. Quem for considerado inapto pode recorrer da decisão dentro de prazo estabelecido especificamente para isso.

COMISSÃO ELEITORAL

A Comissão de Administração Eleitoral já foi nomeada pelo Conselho de Administração da CEP. Ela é coordenada pelo conselheiro Nélio Nelson Carneiro de Lima. Também fazem parte da Comissão Eleitoral o assessor jurídico da Casa Paulo Novaes, a gerente do Departamento de Apoio ao Estudante Danielly Araújo, o Secretário Geral da CEP Mateus Vieira e o responsável pela área de Tecnologia da Informação da Casa Alexandre Ferreira. Cabe à Comissão analisar e tomar decisões com transparência e imparcialidade sobre as atividades dos processo eleitoral.

Conforme o Regimento Interno da CEP a eleição se faz pela convocação da assembleia geral dos sócios efetivos da Casa convocada pelo Conselho de Administração na primeira quinzena do mês de novembro. Em primeira convocação com a presença de, pelo menos, 2/3 (dois terços) dos sócios efetivos e com qualquer número na segunda convocação. Também de acordo com o regimento o processo eleitoral deve ser realizado em dias não úteis começando às 8h e sendo finalizado às 17h