Os estudantes do interior sócios da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) participaram neste sábado (26), no auditório da entidade, de reunião sobre as dificuldades econômicas enfrentadas pela Casa nos últimos meses. Os problemas atuais da CEP de ordem financeira foram apresentados pelo presidente da organização Mario Rocha, pelo vice, Hugo Menezes e pelo gerente financeiro Antônio Pessoa.
Um dos principais pontos tratados foi o atraso, de três meses, do repasse de recursos feito pela Secretaria Estadual de Educação e destinados à alimentação dos sócios e ao pagamento dos funcionários. O presidente da Casa, Mario Rocha, explicou que ele tem realizado mobilização junto à Assembleia Legislativa e a integrantes do Governo do Estado para que os recursos finalmente sejam repassados.
Mario informou aos sócios que os gestores do Governo estadual já estão cientes de que a entidade não tem condições de esperar mais pelos recursos, já que o atraso está perto de comprometer os serviços. ??Corre o risco de a gente paralisar os serviços da Casa daqui a alguns dias? ressaltou o presidente.
Por outro lado, a mobilização da gestão junto aos órgãos estaduais já apresentou um resultado positivo que partiu da Secretaria Estadual de Administração, na última sexta-feira (25). Segundo Mario, integrantes da pasta informaram que os recursos da Casa devem ser liberados na próxima semana.
??Então me foi dito que a gente esperasse mais um pouco porque, na segunda (28) ou terça-feira (29), receberemos um posicionamento final sobre isso? informou o presidente. O gestor pediu para que os associados estejam disponíveis no caso de ser necessária uma mobilização maior, na hipótese de a Casa não receber os recursos.
CONSUMO CONSCIENTE ?? Durante a reunião, foi anunciada a redução do valor da conta de luz graças à adesão dos sócios à campanha de economia de energia e água lançada pela gestão. De acordo com os dados do Departamento Financeiro, o valor da conta de energia, agora em setembro, caiu de R$ 10 mil para R$ 6 mil por conta das medidas de consumo consciente adotadas.
??Eu queria dar os parabéns aos sócios e agradecer pela participação efetiva de vocês (na campanha) o que está reverberando aí na conta de luz? disse o presidente. Ele aproveitou a oportunidade para pedir que o esforço conjunto de todos para o consumo consciente permaneça no sentido de que o valor das contas de água e luz tenham uma redução ainda maior.