Ao aprender a tocar violão, no curso gratuito oferecido pela Casa do Estudante de Pernambuco (CEP), o estudante Michael Jhonatas (na foto ao centro) já sente os benefícios. ??Com certeza houve uma evolução na atenção, na memorização. Não só na música como na minha vida. A percepção de mundo foi aumentada e, através do violão, pude enriquecer artístico e culturalmente? destaca o estudante.
Com um total de dez alunos, as aulas de violão da CEP acontecem a cada sábado e são comandadas pelo sócio e estudante de Direito (UNICAP) Ricardo Soares. Ele começou a aprender a tocar o instrumento aos 11 anos e, hoje, aos 19, colhe os frutos de tanta dedicação ao mostrar composições próprias que já formam um acervo de 20 canções.
O professor explica como a prática musical traz benefícios para qualquer um. ??Eleva a autoestima porque, à medida que o aluno vai evoluindo, vai se estimulando e se sentindo capaz de vencer obstáculos, o que se torna extremamente positivo para quem aprende? ressalta Ricardo.
Estudos mostram que tocar um instrumento musical estimula o cérebro melhorando funções como a memória, o raciocínio e a coordenação motora. Uma pesquisa da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, constatou que o fato dos músicos visualizarem a música na mente como um todo para depois tocar é uma forma altamente criativa de aprendizagem.
Serviço:
Curso de Violão da CEP
Aos sábados, a partir das 14 horas
Inscrições gratuitas no Departamento de Apoio ao Estudante