Concurso de poesia faz homenagem aos 88 anos da CEP


Quem melhor contar em versos e rimas a vida de um estudante ao fazer parte do cotidiano da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) vai conquistar o primeiro lugar do Concurso de Poesia 2019 da CEP, lançado em homenagem aos 88 anos da Instituição que serão celebrados em agosto. Podem participar pessoas que residam em Pernambuco com idade a partir dos 15 anos e que atendem aos requisitos exigidos no edital do concurso.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail casaestudantepe@gmail.com ou pessoalmente no Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) da CEP, à Rua Henrique Dias, s/n, Derby, em Recife. O primeiro colocado será premiado com o valor de R$ 100,00 e receberá uma placa de homenagem durante a cerimônia dos 88 anos da Casa em agosto. Na mesma ocasião, o poema será lido e fará parte da exposição de aniversário da Instituição. O segundo colocado vai receber um prêmio de R$ 80,00 reais, a placa de homenagem e também fará a leitura do poema durante a cerimônia de aniversário da Casa.  

Com produção da Coordenadoria de Cultura da CEP, o concurso está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto de 2019. O presidente da Casa, Paulo Vitor Pompeu, espera que o concurso estimule a produção literária e fortaleça a imagem da Casa. “Ao mesmo tempo em que estamos estimulando a produção literária, o concurso é uma forma de homenagear os 88 anos da CEP, fortalecendo a imagem da Casa” ressalta o gestor da Entidade.

A avaliação dos poemas e o julgamento serão feitos por uma comissão julgadora e pela votação dos estudantes sócios da CEP e população em geral. Os critérios da Comissão Julgadora do Concurso são o tratamento redacional (morfossintático, semântico, ortográfico, formal, etc.), o uso de recursos poéticos (figuras de linguagem, recursos imagéticos, ritmo, etc.) e a originalidade. Com base nesses requisitos, a Comissão vai atribuir notas de 0 a 10 a cada poema inscrito.  O público também dará notas de 0 a 10 aos poemas. Ao final, a Coordenadoria de Cultura da CEP vai contabilizar as notas e divulgar os vencedores.

O Coordenador de Cultura, Everton Gomes, informa que todos os poemas farão parte de uma exposição que unirá os textos às fotografias produzidas pelos alunos da oficina de fotografia da CEP que será realizada em agosto. “Com isso vamos prestar uma grande homenagem à Casa com produções espontâneas dos participantes o que vai enriquecer a comemoração dos 88 anos da CEP” ressaltou o coordenador.