A Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) vai beneficiar mais 80 estudantes que foram aprovados no Processo Seletivo 2014, tornando-se sócios da entidade. A convocação desse número de aprovados, quatro vezes o previsto no Edital, contempla jovens de todas as regiões de Pernambuco.
O sertão, área mais carente, lidera o número de beneficiados com 51 novos sócios dessa região. A surpresa é a crescente procura pelos serviços da Casa por estudantes da zona da mata com 11 convocados este ano.
A decisão do presidente da CEP, Alan Andrade, de convocar 80 aprovados no Processo ?? 60 a mais que o previsto no Edital ?? tomou por base a existência de vagas no quadro social da entidade cujo limite é de 300 estudantes. ??Com o desligamento de sócios e a conclusão do curso por outros, conseguimos um número de vagas para convocar esse total de aprovados no Processo? afirmou Alan.
Os três primeiros colocados nas provas do Processo Seletivo alcançaram a mesma nota 9,0 e ocuparam posições diferentes com base em dois critérios de desempate que são a maior nota na prova de Português e depois a idade. Filho de um operador de máquinas e de uma dona de casa, o estudante Luanderson Monteiro, de Serra Talhada, ficou em primeiro lugar. Ele é aluno do terceiro ano do ensino médio na Escola Técnica Estadual Clóvis Nogueira Alves. ??Eu sempre procuro o que está ao meu alcance para favorecer a minha própria educação? disse o estudante.
Em segundo lugar ficou o estudante de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), Ivanildo Vieira. Ele é da cidade de Goiana na zona da mata. O também aluno de Medicina, só que da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Warton Matheus Galindo, alcançou a terceira posição. Ele deixou a cidade de Arcoverde, no sertão, em busca do sonho de ser médico.
Os convocados têm agora que se apresentar ao Departamento de Apoio ao Estudante da CEP até o dia 29 de setembro e entregar duas fotos 3 x 4 e uma declaração de matrícula. Eles começam a receber os benefícios oferecidos pela Casa a partir de outubro.