Com 18 anos sócio da CEP passa em 5 vestibulares de Medicina


Duas das aprovações foram em universidades públicas

O estudante Túlio Maia, 18, sócio morador da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP), foi aprovado em 5 vestibulares de Medicina. A aprovação num dos cursos mais concorridos do país, insere Túlio no seleto grupo de estudantes, já que, em média, os candidatos à Medicina gastam três anos de estudo para passar.

Túlio garantiu vaga na Universidade de Pernambuco (UPE) pela concorrência universal, passou também na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi aprovado ainda na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) ?? em ampla concorrência e em primeiro lugar pelo ProUni ?? e passou também na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Em média, o estudante teve que superar mais de 70 candidatos por vaga para garantir a aprovação nessas instituições.

??Você tem que estudar por você, não para dar satisfação às outras pessoas. Não porque seus pais querem que você faça Medicina. Quando você estuda por você, a gente tem uma dedicação por completo, tem um estímulo total e uma força de vontade real, então o resultado vem? aconselha o estudante. Ele optou por fazer o curso na Universidade de Pernambuco (UPE).

Criado somente pela mãe, que é professora de Arcoverde, Túlio fez um ano de cursinho pré-vestibular após concluir o Ensino Médio aos 17 anos. Ele conta que, ao contrário do que muitos pensam, não deixou de se divertir durante o ano de preparação. Durante a semana, ele acordava de 5h 30m e chegava ao cursinho às 7h, onde assistia às aulas pela manhã e, pela tarde, continuava estudando na sala de estudo do pré-vestibular até às 21h. ??Nos finais de semana, eu saía, ou no sábado ou no domingo, nunca nos dois dias. Ia ao cinema ou para a praia e, além disso, assistia aos concertos da Orquestra Sinfônica do Recife, no Santa Isabel, e ia também ao teatro? explica.

TRAJET?RIA DE DESAFIOS ?? O estudante é da cidade de Arcoverde de onde saiu ao concluir o 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série) depois de vencer seu primeiro desafio como estudante ao ser aprovado para ingressar no colégio interno do Sesc, do Rio de Janeiro, onde cursou o Ensino Médio.

Em 2014 ele  voltou para Pernambuco e, mais uma vez, teve que participar de um processo seletivo, sendo aprovado para sócio da Casa do Estudante de Pernambuco. Nesse mesmo ano, ele também concorreu às vagas para bolsas do curso de pré-vestibular Fernandinho & Cia onde permaneceu por um ano estudando.