CEP é uma das melhores da América Latina dizem colombianos em visita à Casa


Dois estudantes de Bogotá, na Colômbia, visitaram a Casa do Estudante de Pernambuco (CEP), esta semana, e consideraram a entidade estudantil uma das melhores da América Latina. Cristian Eduardo Gomes, 27, e o irmão dele Davi Stevam Gomes, 22, decidiram cruzar o Brasil passando pelas principais capitais até o destino final no Rio de Janeiro, fazendo muitos trechos do percurso de bicicleta.

??De todas que passamos essa (casa) é a que tem a melhor estrutura? ressaltou Cristian. Ele destacou também que a entidade oferece melhores serviços. ??Muito organizada e muito boa? destacou o estudante que ainda não fala muito bem o português. Antes de chegarem ao Recife, Cristian e o irmão ficaram em quatro residências estudantis das universidades federais do Pará, do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Os irmãos saíram da Colômbia, há pouco mais de um mês, e estão pedindo abrigo em residências estudantis, já que Cristian está fazendo mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas. O estudo é sobre índios de alguma comunidade que se destacam por algum trabalho na área de literatura.

??Fundamental é aprender a língua (portuguesa) e conhecer diferentes lugares, e fazer a pesquisa com as comunidades indígenas? explica o estudante que vai concluir a tese em 2016. Na reta final, no Rio de Janeiro, Cristian vai se encontrar com sua namorada carioca, Débora Vilar, que ele conheceu durante a Copa.

A viagem de João Pessoa ao Recife foi feita de bicicleta o que consumiu sete horas de esforço dos estudantes colombianos. Da CEP eles vão para uma das residências estudantis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e de lá partem em direção a Aracajú, outra parada da dupla. De capital em capital, eles pretendem chegar ao sudeste para depois voltar à Colômbia.