O modelo de estrutura e serviços oferecidos pela Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) tornou-se referência para os estudantes que participavam do XXXVII Encontro Nacional de Casas Estudantis, o Ence, realizado entre os dias 4 e 9 de agosto, no Rio de Janeiro. A história da Casa e a assistência que ela oferece aos estudantes foram apresentados pelo sócio Jéfferson Lopes durante a plenária e também com a distribuição de um folder.
??A gente está mesmo entre as melhores casas de estudante do país e servimos de modelo de gestão sendo destaque no encontro? destacou Lopes. Ele apontou o ato de protesto, realizado durante o Ence, como um dos pontos altos do encontro quando os participantes invadiram a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro no momento em que o reitor participava de uma reunião. ??O reitor conversou com os estudantes e assinou um documento se comprometendo a resolver os problemas enfrentados pela residência da UFRJ? contou.
Cerca de 300 estudantes de residências estudantis de todo país participaram do Ence 2013 cujo foco, este ano, foi a luta pelos direitos historicamente já conquistados pelos residentes. A maioria das casas do país está ligada às universidades dependendo do repasse de recursos do Governo Federal. Exemplos de casas diferentes com gestão independente também foram apresentados como uma casa de Curitiba, que é fundação, e outra do Tocantins que recebe recursos até de empresas privadas.
O presidente da CEP, Alan Ricardo, considerou importante a Casa ter sido referência para outras residências estudantis de todo o país. ??Para nós é muito gratificante, apesar de todas as dificuldades que ainda enfrentamos, sermos referência enquanto casa de estudante. Isso só nos dá mais forças para corrermos atrás dos nossos objetivos e concretizar a ideia de que o trabalho social que a CEP vem prestando, durante essa longa jornada de 82 anos, tem, realmente, um retorno louvável gratificante? comemorou.