Pais e estudantes do arquipélogo de Fernando de Noronha conheceram a história em assistência estudantil da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) ao participar de dois encontros conduzidos pelo presidente da CEP, Alan Andrade, e o vice, Sidney Ribeiro. A equipe da Casa visitou a ilha a convite das professoras e coordenadoras da casa estudantil de Noronha, Clarissa Rocha e Janeide Silva.
Os alunos da escola Arquipélago foram estimulados a buscar fazer um curso superior em Recife da mesma forma que os estudantes das cidades do interior do estado deixam o município de origem para estudar na capital. No caso dos jovens de Fernando de Noronha, eles já contam com a casa estudantil do arquipélago que fica no bairro de Santo Amaro e ainda podem contar com a Casa do Estudante de Pernambuco
??O que nós observamos é que a maioria dos jovens querem logo trabalhar como guia turístico por ser uma atividade rentável. Mostramos o quanto é importante a formação superior deles para que possam administrar a ilha, hoje comandada por pessoas que são de fora? explicou o presidente da CEP, Alan Andrade.
(VEJA GALERIA DE FOTOS)
A importância de um curso superior para os jovens do arquipélago foi também passada para um grupo de 25 de pais. Eles perceberam que existem todas as condições necessárias para que os filhos possam estudar em Recife, já que podem contar com a assistência da Casa de Fernando de Noronha e da Casa do Estudante de Pernambuco.
A reunião com os pais contou também com a participação do conselheiro distrital Ailton Júnior e gestores da escola Arquipélago que, junto com os representantes da CEP, criaram o Conselho Deliberativo da Casa do Estudante de Fernando de Noronha. Com base na história da Casa do Estudante de Pernambuco e o modelo de gestão, o grupo solicitou a participação de um representante da CEP no Conselho. ??Recebemos o convite com muito orgulho e vamos honrá-lo? comemorou o presidente da Casa.
ARCERIA ?? A equipe da CEP também se reuniu com o conselheiro distrital da ilha Ailton Júnior sendo feita uma parceria com o objetivo de levar a caravana solidária da CEP para Fernando de Noronha agora em 2013. O membro do Conselho Distrital mostrou total interesse em levar a caravana para a ilha e revelou que já estava planejando algo do gênero para suprir as necessidades em saúde dos cerca de 3 mil moradores.
??? uma população com um custo de vida muito alto. O serviço básico para a população como saúde não corresponde ao ideal. Quando eles precisam de um procedimento mais complexo no dentista tem que vir ao Recife. A nossa ação vai oferecer muitas oportunidades em saúde que eles não têm? explica o vice-presidente da CEP, Sidney Ribeiro.
A chamada Ação CEP acontece anualmente e contempla moradores de uma comunidade com serviços de saúde gratuitos realizados por universitários dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia sócios da Casa. Para acontecer em Noronha, só falta agora conseguir o transporte dos universitários, já que é preciso um grupo grande para realizar o trabalho solidário.