Quando os 70 universitários ?? sócios da Casa do Estudante de Pernambuco ?? e colegas de turma deles deixaram a sede da Casa em direção à comunidade de Santa Luzia, no Recife, levaram na bagagem não só o conhecimento, mas também aquilo de mais precioso que a população carente precisa: serviços de saúde gratuitos.
Os estudantes dos cursos de Medicina, Odontologia, Biomedicina e Nutrição transformaram a sexta-feira, (6) de novembro, numa oportunidade para 400 homens, mulheres e crianças da área terem acesso a exames, consultas e higiene bucal na chamada Ação CEP, projeto que completou sete anos agora em 2015. (veja galeria de fotos)
Outra transformação aconteceu com a atuação de estudantes dos cursos de direito, engenharia química e de corte de cabelo. Aquela orientação tão preciosa sobre divórcio ou pensão alimentícia, dada pelos universitários de direito, minimizou o drama de uma gente que mal sabe como ter acesso à justiça.
Os moradores também descobriram com os estudantes de engenharia que o óleo de cozinha usado pode virar sabão e ainda fizeram tratamento de beleza, algo que, diante das condições financeiras, não pode ser prioridade na vida deles.
??Os meninos atenderam bem, tiraram minhas dúvidas, ensinaram a eles como escovar correto, perto de casa. Foi ótimo? contou a dona de casa Natália Nascimento depois que o filho participou da oficina de escovação. Já a dona Fernanda Maria estampava um sorriso no rosto pela possibilidade de fazer o exame de mamografia pertinho de casa. ??Pra gente é ótimo porque a gente não pega ficha, vem e faz. ? ótimo. Tem que se cuidar? comemorou. Quem garantiu o exame de visão como a dona Fátima da Silva também festejou. ??Facilitou e como facilitou. Eu não tive demora. Eu achei ótimo? disse a dona de casa.
A receita do sucesso do projeto passa pelo talento e empenho dos universitários, mas também pelas parcerias valiosas da Casa do Estudante de Pernambuco com a Fundação Altino Ventura e a equipe da Unidade de Saúde Emocy Krause, localizada na comunidade, do IV Distrito Sanitário da Prefeitura do Recife e do Instituto Embelleze. ??A Ação CEP tem o objetivo, digamos assim, de levar um retorno social para as comunidades de base, às comunidades carentes que precisam de um atendimento de saúde que, muitas vezes, lhes é negado pelo estado? explicou o coordenador da edição 2015, Hugo Menezes.
Para o presidente da Casa, Mario Rocha, alcançou-se o objetivo principal da Ação CEP. ??O objetivo principal da Ação é aproximar os associados da sociedade de maneira geral, sobretudo, daquela parte menos privilegiada, trazendo para estes um benefício, qual seja, benefício preventivo na questão da saúde ou na área jurídica?.