Ação CEP 2014 beneficia cerca de 700 moradores do Recife


Com inovações como oferecer serviços de orientação jurídica e exames de prevenção do câncer do útero e mamografia, o projeto ??Ação CEP 2014? da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) beneficiou cerca de 700 moradores das comunidades carentes do bairro da Várzea, em Recife. A equipe de universitários dos cursos de Medicina, Odontologia e Direito colocou em prática o conhecimento adquirido nas universidades, realizando os serviços gratuitamente e ajudando a melhorar a qualidade de vida da população local.

Aos 58 anos, a dona de casa Cristina Paixão nunca tinha feito um exame de mamografia. Ela chegou cedo à escola Magalhães Bastos, onde os serviços foram oferecidos, e aproveitou também para aferir a pressão, receber orientações sobre saúde bucal e medir o nível de glicose no sangue. ??Foi uma boa idéia e num dia bom como o sábado. Pela primeira vez vou fazer a mamografia e já fiz sangue, pressão e dentista? comemorou a dona de casa.

Além dos exames, os moradores receberam ainda mais orientações ao participar das palestras temáticas. Uma das mais concorridas foi a que tratou da prevenção do câncer de mama. Outros debates também aconteceram com informações sobre hanseníase e tuberculose. ??A gente conseguiu o apoio do Distrito Sanitário IV do município do Recife, tendo uma grande inovação com os exames de prevenção do câncer de útero e 50 exames de mamografia? explicou o Coordenador de Saúde da CEP e estudante de Medicina, Murilo Nascimento.

A equipe de universitários de Odontologia promoveu uma verdadeira maratona de atividades sobre saúde bucal atendendo crianças e idosos. ??No caso dos idosos, trouxemos o programa ??Resgatando Sorrisos?? da UPE (Universidade de Pernambuco) que orienta como cuidar da prótese e suas necessidades básicas? destacou o sócio Felipe Bezerra que coordenou o atendimento. Somente na área odontológica, 175 pessoas foram beneficiadas, a maioria crianças que participaram de aulas de escovação, recreação e receberam aplicação de flúor.

PROMO??O DA CIDADANIA ?? O trabalho dos universitários na área jurídica, uma das novidades da Ação, ofereceu orientações sobre a lei Maria da Penha, pensão alimentícia, investigação de paternidade, entre outras. A dona de casa Cintia Santos preferiu não revelar a questão familiar para a qual precisou de orientação, mas saiu satisfeita depois do atendimento. ??O que a gente queria, a gente está conseguindo aqui? disse ela que foi orientada como resolver o caso na justiça.

??A gente desenvolveu uma metodologia dividida em duas frentes paralelas, a partir do atendimento jurídico com os universitários mais avançados no curso de Direito e, paralelo a isso, com palestras com temas como direito previdenciário, direito do consumidor e de família? explicou o Coordenador de Eventos da CEP e estudante de direito, Jeferson Lopes.

O presidente da Casa, Alan Andrade, estudante de Direito, e o vice, Sidney Ribeiro, aluno de Medicina, participaram ativamente das atividades. Eles destacaram a importância da ??Ação CEP? para os sócios universitários e para os moradores das comunidades beneficiadas desde que o projeto foi criado, há cinco anos.

??A Ação CEP consiste em um projeto social da CEP como forma de retribuição social, onde vamos a uma determinada comunidade de base realizar ações nas nossas áreas de conhecimento, aplicando, na prática, o que a gente está aprendendo na universidade? ressaltou Alan.

Sidney destacou a importância do projeto para a saúde da população atendida, mas  também para a cidadania dos moradores. ??Além de questões técnicas como o conhecimento acadêmico, também são colocados em prática valores como cidadania e a ética, ajudando a comunidade a desenvolver essa sociedade? ressaltou.

Tanto o presidente da CEP como o vice, destacaram ainda a importância do apoio recebido do vereador do Recife, Davi Muniz, ao mobilizar a comunidade para participar das ações e dando a estrutura necessária para a realização dos trabalhos. ??A Ação CEP é muito importante para as comunidades porque a gente traz a ação para perto do povo. Aquelas pressoas que precisam comparecem e agradecem a nós pelo nosso trabalho? afirmou o parlamentar.