37 novos estudantes de 25 cidades do interior se tornam sócios da CEP


Maioria dos novos estudantes sócios vem de cidades do sertão pernambucano

Mais 37 novos estudantes do interior ingressaram como sócios da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) agora em fevereiro de 2021 (veja lista). Com isso, a CEP amplia a assistência prestada aos jovens do interior que vêm estudar em Recife, desafiando tempos difíceis por conta da pandemia, e passa a beneficiar um total de 262 estudantes interioranos.

Presidente da CEP Wisklley Guimarães

A admissão de mais estudantes aprovados no Processo Seletivo de 2019 – em 2020 não houve seleção – é um dos principais atos do início da gestão do presidente da CEP, Wisklley Guimarães. “Mantive acordos com a Secretaria de Educação do Estado, garantindo os repasses dos recursos para a CEP, o que tornou possível a admissão de novos sócios, beneficiando mais estudantes do interior“, explica o presidente.   

O novo grupo de associados é de 25 cidades do interior de Pernambuco, sendo a maioria deles de 18 cidades do sertão pernambucano. Na lista dos novos admitidos existem estudantes também de cidades da região agreste do Estado (Poção e Caruaru), da zona da mata (Limoeiro e Nazaré da Mata) e ainda das cidades de Brejo Santo e Barbalha no estado do Ceará. 

O estudante de letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE ) Felipe Vasconcelos é um dos que acabaram de ingressar na CEP. Ele veio da cidade de Trindade, no Sertão do Araripe, para estudar em Recife.

Para Felipe a CEP é o meio com o qual os jovens do interior alcançam seus sonhos. “A importância da CEP estaria justamente no que já propõe, que é a assistência a estudantes que possuem objetivos e sonhos, mas que, por questões socioeconômicas e de distância, têm dificuldade em alcançar o que desejam” ressalta o estudante.  

O processo de admissão foi conduzido pelo Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) da CEP com a análise criteriosa da documentação dos convocados. “Com a admissão estamos beneficiando pessoas que realmente precisam da assistência da CEP” ressalta a gerente do DAE, Danielly Araújo, que comandou os trabalhos de análise junto com sua equipe.  

Filho de agricultores, o estudante Ussyheliton Carvalho é da cidade de Mirandiba e se prepara para prestar o vestibular de medicina. Com o ingresso na CEP, ele está certo de que vai ser mais fácil enfrentar a maratona de estudos e a vida em Recife.

A CEP não é só um apoio físico na vida dos estudantes, mas sim um ambiente único, onde o sertanejo sonhador encontra uma porta de esperança em busca do seu sonho. Nela, serei amparado, acolhido e terei o auxílio necessário para a realização do meu sonho,” comemora Ussyheliton.

Os 37 novos sócios vão receber benefícios de alimentação, assistência odontológica, moradia (quando cumprirem com o prazo regimental), além de terem acesso à biblioteca com acervo de 3 mil títulos, eventos culturais e esportivos, internet e estrutura de duas salas de estudo equipadas com climatização, bancadas e mesas de estudo.